Nossa História

O FAMOSO

TOTONHO

Luiz Antônio Corrêa,

…mais conhecido entre os amigos, familiares e clientes pelo apelido carinhoso de TOTONHO.

É o icônico e carismático fundador do famoso bar que leva seu nome e que virou sinônimo da verdadeira filosofia de boteco.

Essa é uma história repleta de cultura de bar, improvisos e, principalmente, paixão. O Bar do Totonho nasceu por acidente. Literalmente.

Tudo começa em 1985, quando o casal Luiz Antônio (Totonho) e Isabel, sua esposa, apaixonados por cozinha desde solteiros, perderam a principal fonte de renda da família, uma velha Kombi, em um acidente.

Ambos saíram ilesos, mas o veículo deu perda total.

Sem a ferramenta de trabalho, precisaram se reinventar.

Com muita garra, quase nenhum dinheiro e um espaço vago na garagem, brotava ali o sonho de montar um boteco.

Assim, em junho de 1986, seis meses após o acidente, nasceu, à rua Aladim Silva, número 62, a versão 1.0 do Bar do Totonho no bairro Retiro.

Com a chegada de cada vez mais clientes de todas as partes da cidade, a solução foi “aumentar” o espaço.

Uma lona de 12 metros quadrados passou a cobrir um “puxadinho” que agora transformava a antiga garagem em uma espécie de quintal

Foi nessa época também que começaram os experimentos com o torresmo.

Totonho sempre teve uma espécie de obsessão pelo prato.

Em 1992, em uma viagem para as cidades de Pirapora e São Romão, Minas Gerais, Totonho parou em um boteco pra “abastecer”.

Foi lá que se deparou com uma versão que nunca tinha visto. E aquilo não saiu da sua cabeça.

Nascia assim o Legítimo Rocambole de Torresmo do Totonho, sucesso desde o primeiro dia em que foi apresentado aos clientes do Bar.

Hoje, esse prato é praticamente um patrimônio regional na cidade.

O esmero na criação e desenvolvimento de novas receitas fez com que o Bar do Totonho sempre estivesse entre os juiz-foranos de maior destaque no Festival Comida di Buteco.

Clientes do Rio de Janeiro, Petrópolis, Itaipava e Três Rios começam a se deslocar de suas cidades, principalmente nos finais de semana, para experimentar toda a mineiridade raiz do Bar do Totonho.

Com isso, o cardápio se diversifica, trazendo pratos mais autorais, sempre com um toque mineiro.

Com o prato “Sabor Mineiro”, uma combinação de costelinha suína, purê de abóbora e farofinha de milho, o Bar do Totonho conquista o primeiro lugar na etapa local do Festival.

A vitória o credencia para disputar a etapa nacional, diante de bares e botecos de todo o Brasil. Em meio a dezenas de pratos consagrados, o “Sabor Mineiro” fica em quarto lugar, levando a potência da gastronomia e cultura de bar mineiras a um novo patamar.

Dali pra frente, o crescimento não parou mais.

Até que, em 2018, surge o convite de um dos maiores shoppings da cidade: ocupar a área gourmet de um evento pontual, chamado “Projeto Verão”.

Totonho aceita o desafio e monta uma extensão de seu Bar, em formato contêiner, no Shopping Jardim Norte.

No final daquele ano, o que era um projeto temporário se transforma em uma oportunidade para fincar de vez os pés no Shopping.

O ano de 2019 foi a consolidação da loja do Jardim Norte, enquanto a unidade do Retiro seguia de vento em popa.

Foi quando, em 2020, a pandemia chega e exige um novo momento de reinvenção.

Aperto financeiro, malabarismos com as contas, delivery adaptado e a ideia de um novo negócio.

Sim, em plena pandemia, era inaugurado, em agosto, o Sanduba do Totonho.

Como eles mesmos gostam de falar, é mais do que um sanduíche com a marca Totonho, “é o Bar inteiro dentro do pão”.

A retomada do movimento no Retiro e Jardim Norte deram um novo fôlego à marca, que viu mais uma oportunidade se abrir à sua frente, em julho de 2021.

Com um projeto arquitetônico ousado, em dois andares, com espaço kids, salão, mesas nas calçadas e o clima inconfundível do bom boteco mineiro, o Totonho São Mateus virou sucesso desde o primeiro dia de funcionamento.

Uma loja de esquina, no coração de um dos bairros mais boêmios de Juiz de Fora, o São Mateus.

Hoje, a marca Totonho não é formada apenas pelas as quatro unidades, com dezenas de funcionários que levam o melhor da gastronomia de boteco para milhares de pessoas todos os dias.

É uma cultura, uma ideia. Um conceito que a família faz questão de expressar por meio do slogan “tudo de bar, tudo de bom”.